Trabalhar com vendas em marketplaces é essencial para a grande maioria dos ecommerces no brasil, através deles, é possível vender com pouco conhecimento em Marketing e estratégias e tendo apenas produtos, sem nenhum outro investimento inicial, isso viabiliza muitos negócios digitais criando uma relação de benefício tanto para quem vende, quanto para o canal de vendas, que lucra cobrando uma taxa por produto vendido.
Saiba quais são os 10 Marketplaces do Brasil mais relevantes por segmento:
- Mercado Livre – Diversos segmentos, o Mercado Livre é o maior marketplace da atualidade em nível mundial.
Criado na Argentina e presente em toda a América Latina, supera a Amazon em números de acessos e vendas.
Possui uma estrutura de regras mista, onde desde o cidadão comum que tem produtos parados pode vender gratuitamente, até grandes empresas em lojas oficiais, todos competindo em um só site. - Amazon: Eletrônicos – A operação brasileira da Amazon tem bons resultados em vendas desse setor, mas se você não for uma empresa estruturada, infelizmente, você não será bem vindo aqui! A chegada da Amazon no Brasil causou uma grande movimentação nos marketplaces que aqui já estavam, que implementaram diversas regras e mudanças para competir com essa grande potência do ecommerce mundial.
- Shopee – Diversos segmentos, assim como o Mercado Livre, por ter regras mais abertas e sem exigência de emissão de notas fiscais para vendedores novos, a empresa chinesa Shopee chegou desbancando diversos marketplaces que já atuavam no mercado brasileiro, estando um passo à frente de sua concorrente Aliexpress, que iniciou suas atividades aqui em nossas terras (2022).
- Americanas Marketplace – Eletrônicos, Linha Branca. A Americanas Marketplace (Antigamente B2W Digital) é uma empresa que pertence às “Lojas Americanas” e gerencia a plataforma de ecommerce na modalidade Marketplace dos sites: Americanas.com, Submarino e Shoptime. Com regras mais restritas em relação à emissão de nota fiscal e uma curiosa proibição no uso de palavras nos anúncios como “original”, “novo” e algumas outras. Ao anunciar na B2W Marketplace seu produtos serão exibidos simultaneamente nos três sites mencionados e sua administração acontece através de um painel de maneira bastante simplificada.
- Magalu Marketplace – Eletrônicos e Linha branca. A empresa brasileira que mais cresceu nos últimos anos, a Magazine Luiza apresenta bons resultados em diversos segmentos se destacando na venda de eletrônicos e linha branca.
- Netshoes – Calçados e Vestimentas. Adquirida pela Magazine Luiza a Netshoes é a referência na venda de artigos esportivos no ecommerce nacional. Grande promessa dos anos 2000, a loja se destacou no cenário nacional e continua com bons resultados em número de vendas, porém, o modo mais agressivo da administração inspirado pelas estratégias adotadas pela Amazon, fez com que a Netshoes enfrentassem problemas financeiros o que acarretou em sua venda por um valor bem abaixo de mercado. Independente dos problemas do passado, a Netshoes continua sendo referência no segmento como um ótimo canal de vendas para artigos esportivos, roupas e calçados.
- Dafiti – Moda Acessórios e Calçados. Pioneira no comércio eletrônico de calçados a Dafiti é um ótimo canal de vendas concorrente com a Netshoes, se este é seu segmento, você também precisa estar lá.
- Madeira Madeira – Móveis e ferramentas. Marketplace que se destaca em venda de ferramentas domésticas e móveis, se seu produto está relacionado a este tipo de produto, este é um ótimo marketplace para marcar presença.
- Enjoei – Produtos usados. Produtos usados é um nicho de mercado relevante no país e vão de acessórios de moda a video games. Se este é o seu segmento, o enjoei.com.br é um marketplace aonde você deve estar, com um rápido crescimento e aportes de investidores a empresa tem bons resultados e grande quantidade de usuários.
- Classificados Digitais “Facebook Marketplace” – Modelos menos complexos que os demais, a OLX tem um modelo de negócio ainda baseado nos antigos classificados de jornais. Após adquirir a concorrente em ascensão “bomnegócio.com” a OLX navegava praticamente isolada no segmento com um modelo pouco escalável e concorre hoje com o Facebook Marketplace que vem se estruturando a partir do mesmo conceito.
Gostaria de ressaltar que esta lista não está ordenada do melhor para o pior ou vice e versa, sendo apenas um informativo sobre as opções de marketplaces disponíveis, recomendo que verifique seu segmento de atuação e escolha mais de um para trabalhar, já que não seria recomendável criar um negócio que dependa totalmente de uma só plataforma. Você deve ter suas próprias regras e estratégias de Marketing e não depender somente da estratégia do marketplace onde você anuncia. Sempre tenha em mente que você deve saber como criar a sua própria loja virtual, assunto este que ensino em outros posts aqui neste mesmo blog.
Obrigado pela leitura.